Testamos: Produtos da Petbrilho

Alguns produtos do mercado estão aí para nos ajudar. São infinitos “pipi pode”, “pipi não pode”, “anti mordedura”, “anti mutilação”, que todo dono de pet costuma ter em casa

Projeto criado por defensora incentiva leitura entre presidiárias

Iniciativa desenvolvida no Instituto Penal Oscar Stevenson contempla, com kits de produtos de higiene pessoal e beleza, detentas que leem regularmente. Pela regra atual, cada livro lido reduz a pena em quatros dias

3 exercícios para quem fica muito no celular

Ficar com o aparelho na mão pode comprometer a saúde do corpo

WhatsApp e redes sociais: pessoal e profissional não devem interferir um no outro

Uso das ferramentas online é cada vez mais comum por parte de empresas e funcionários, porém elas podem causar grandes desgastes nas relações trabalhistas e pessoais

Sustentabilidade nas pizzarias

Estabelecimentos apostam na saúde do meio ambiente para levar o melhor sabor à mesa

sábado, 19 de agosto de 2017

3 exercícios para quem fica muito no celular

Ficar com o aparelho na mão pode comprometer a saúde do corpo

Divulgação

São infinitas horas à frente do inseparável celular. Seja para trabalhar, bater papo, estar mais próximo dos amigos, responder emails, escutar música, pesquisar ou só tentar se distrair. O resultado disso? Má postura, diminuição do espaço intervertebral na região cervical e até cifose (desvio da coluna vertebral). 

Para trabalhar a favor da saúde, agindo na força contrária dos malefícios que o telefone pode trazer, a profissional de educação física, Audrea Lara - idealizadora do Ballet Pilates – ensina como fortalecer a musculatura dorsal e extensão do tronco para que os prejuízos são sejam percebidos. “Ao mexer no aparelho projetamos a cabeça cada vez mais para frente, o que a faz pesar muito mais em relação ao tronco, por isso é tão essencial exercitar a região”, diz a profissional.

Exercício 1
Em pé, entrelace as mãos atrás da cabeça, faz uma força da cabeça contra as mãos, deixe o queixo em 90 graus e abaixe os ombros. Esse exercício serve para aumentar espaço intervertebral na região cervical.

Exercício 2
Deite de barriga para baixo, aprofunde o abdômen e abaixe os ombros para fortalecer a região dorsal e abaixe o queixo. Tente então levantar o tronco com as mãos entrelaçadas atrás da cabeça, pressionando a cabeça contra as mãos e os ombros para baixo. Estenda o tronco, inspire, solte o ar e abaixe. Sempre aprofundamento o abdômen projetando o púbis para o chão. Inspire quando levantar e expira quando abaixar o tronco.

Exercício 3
Ainda de barriga para baixo use a bola grande de pilates e a envola no seu corpo com o abdômen junto a bola. Coloque as mãos entrelaçadas atrás da cabeça e estenda o tronco e volte, sempre abraçando a bola sem desgrudar a barriga do acessório.

domingo, 6 de agosto de 2017

Testamos: Produtos da Petbrilho!

Alguns produtos do mercado estão aí para nos ajudar. São infinitos “pipi pode”, “pipi não pode”, “anti mordedura”, “anti mutilação”, que todo dono de pet costuma ter em casa, principalmente quando seu melhor amigo ainda é um filhote. Infelizmente, mesmo depois de adultos, eles continuam com algumas manias insuperáveis. Testei alguns produtos da Petbrilho e vocês podem conferir agora a avaliação e eficácia para usar nos seus:


Um dos grandes dilemas de todo tutor de um cão é o xixi. O meu cãozinho, por exemplo, já aprendeu onde precisa fazer suas necessidades, mas às vezes ele “bate na trave”. Por isso decidi testar o kit Varre Xixi, que vem em uma caixa com pá, vassourinha e um pote com uma substância em pó que promete secar a urina do seu bichinho. O kit é simples: achou um xixi no chão? Salpique o pó por cima e espere 1 min. O que era líquido será totalmente absorvido e você poderá recolher com a pá e a vassourinha.



O perfume suave do pó cobre o cheiro da urina e apesar da fabricante informar que não é necessária mais limpeza, ainda considerei a passagem de um pano com desinfetante – apenas por garantia de higiene do local. Muito cuidado na hora em que for limpar a vassourinha, pois o pó pode ficar grudado nela e você aspira um pouco se balançar ou sacudir dentro do lixo, por exemplo.



Outro produto foi o Banho a Seco, essencial para os dias de inverno – e porque não dizer também os de “preguiça” -, para manter o pet limpinho. Ao passar seguindo as recomendações da embalagem, não posso dizer que é notável visualmente, alguma diferença. Isto não. Porém, tirou aquele mal cheiro e o deixou muito perfumado. Algumas visitas me questionaram se havia acabado de dar banho nele e apenas tinha aplicado o banho a seco no dia anterior. Em outras palavras, o produto é bom e eficaz.


Também tive a oportunidade adquirir um Condicionador de Cereais da fabricante, que estou usando junto com o shampoo da marca Colie, de morango. Não costumo misturar duas marcas, mas dessa vez mudei de ideia pois ambos os cheiros eram maravilhosos. O pelo ficou muito macio e brilhante, assim como a pele por baixo. Além de ter ficado fácil de pentear, tive a impressão que a higiene se manteve por mais tempo, ou seja, aparência menos suja e um cheiro que foi facilmente coberto pelo banho a seco.


Enfim, minha impressão sobre a marca foi bastante positiva. Acredito que nada seja 100% e pode variar de pet para pet, ambiente, etc, mas a marca cumpre o que promete e agrada não somente no resultado como também no bolso do consumidor quando comparados a outros do mercado.  E você? O que acha?

Projeto criado por defensora incentiva leitura entre presidiárias

Iniciativa desenvolvida no Instituto Penal Oscar Stevenson contempla, com kits de produtos de higiene pessoal e beleza, detentas que leem regularmente. Pela regra atual, cada livro lido reduz a pena em quatros dias


Há pouco mais de seis meses um grupo de detentas do Instituto Penal Oscar Stevenson, em Benfica, participa de uma iniciativa que pretende combater dois dos muitos problemas dentro de uma unidade prisional: o ócio e a falta de produtos de higiene básicos. A ideia é simples: a leitura de um livro, seguida de redação com as impressões sobre a narrativa, vale kit com artigos raros nas celas, como sabonete, xampu e absorventes.

Foi a defensora Melissa Razuk Serrano, há 17 anos em atuação no Núcleo do Sistema Penitenciário, que apresentou a sugestão à direção do instituto penal e conseguiu que amigos doassem os títulos e os brindes. No último dia 19 de junho, sem muito alarde, mas com cachorro-quente e bolo, as primeiras 12 leitoras a concluírem a tarefa ganharam os kits.

– A alegria das mulheres foi espantosa.  Elas não sabiam que seriam premiadas pela leitura e pela redação ­­– conta Melissa.

No final do ano passado, a defensora fez chegar ao instituto penal cerca de 300 livros, de todos os gêneros, deixados à escolha das detentas. Para dar início ao círculo de leitura, foi fundamental contar com a simpatia da inspetora encarregada da precária biblioteca local, que compreendeu de pronto a relevância da atividade.

– O simples fato de ler as ocupa. E colocar no papel o que acharam do texto estimula a capacidade crítica. Não peço uma resenha. A sugestão é que proponham finais alternativos ao dado pelo autor, que exponham o que gostaram ou não gostaram do desenrolar e do desfecho da história e, principalmente, que avaliem como poderiam agir se estivessem na pele dos personagens ­– explicou a defensora

Na unidade Oscar Stevenson, estão mulheres em regime semiaberto, algumas com autorização para saídas temporárias, destinadas às visitas à família e à atividade remunerada fora da unidade. Muitas, porém, passam o dia sem ocupação.

Em 2013, recomendação do Conselho Nacional de Justiça abriu a possibilidade de remição pela leitura: a cada livro lido, quatros dias a menos de pena. Melissa, porém, pensou em colaborar para a implantação de uma rotina menos burocratizada, “mais motivadora, que despertasse nas detentas o orgulho pela leitura e as recompensasse de imediato, com itens necessários ao dia a dia” no sistema prisional.

– Não quis nada que dependesse de decisão judicial – diz, lembrando que espera análise de uma dezena de pedidos de remição pela leitura, em nome de detentas da Penitenciária Talavera Bruce, em Gericinó.

A próxima bateria de leitura será mais dura para as mulheres do Oscar Stevenson: um kit para cada três livros lidos e respectivas redações entregues. Melissa não tem dúvida de que a adesão ao projeto continuará grande, considerando, em especial, a euforia causada pela distribuição dos artigos de higiene e beleza, em embalagem caprichada. Cada kit continha xampu, condicionador, aparelho para depilação, absorventes, pasta de dente, desodorante, esmalte de unha e hidratante corporal, item de maior sucesso entre as contempladas.


Essa não foi a primeira vez que a defensora buscou doações de produtos básicos que deveriam ser fornecidos pelo estado. Em outubro do ano passado, o Talavera Bruce recebeu mais de seis mil absorventes e mais de duas centenas de medicamentos arrecadados por ela entre amigos e em campanha junto a estudantes da Universidade Veiga de Almeida.

domingo, 9 de julho de 2017

Stress exige mudança de hábitos

O nervosismo e a ansiedade acabam criando “rotinas” que precisam ser mudadas

Divulgação

Recentemente, a atriz Demi Moore revelou durante uma entrevista que chegou a perder dois dentes por conta do “stress”. Este é apenas um dos muitos males do século 21 que acarretam milhares de doenças à pessoas das mais variadas idades e posição social, e leva a mais de 100 distúrbios do sono além de problemas com ansiedade e até mesmo depressão. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% da população sofre com o stress e a depressão afeta 332 milhões de pessoas, sendo que no Brasil são 11,5 milhões.

O stress pode ser causado por diversos fatores, emocionais e psicológicos, problemas pessoais ou insatisfação com o trabalho, entre outras coisas, e infelizmente fazem parte da rotina. É justamente por essa caracterização que é importante saber a hora de mudar os hábitos. “Para acabar com o stress e a ansiedade a pessoa precisa repensar o seu estilo de vida, reconhecer o qye lhe causa stress e o que lhe causa ansiedade e modificar isso. Buscar a qualidade de vida deve ser um exercício diário”, afirma a psicóloga e psicoterapeuta, Marilene Khedi.

Os sintomas são inúmeros: dores de cabeça constantes, dores nas costas, problemas gástricos, dores musculares, distúrbios alimentares, irritabilidade, dificuldade nas relações sociais, amorosas e profissionais, alterações no comportamento e pode desenvolver alguns vícios como a ingestão de bebidas alcoollicas na tentativa de algo lhe dar prazer (podemos incluir os doces e chocolates nesta categoria também).  Para amenizar o impacto do stress na saúde é preciso tirar o foco dos problemas, reduzir a tensão, manter a autoconfiança, ter uma visão positiva a seu respeito, melhorar a qualidade do sono e da respiração. Toda pessoa agitada, ansiosa em nível alto, que vivencia com muita intensidade alguns acontecimentos da vida, apresenta problemas respiratórios, em alguns casos, crônicos.

Marilene explica que é preciso ter momentos de relaxamento, parar alguns minutos e respirar profundamente. Como por exemplo, fazer alongamento com o corpo e depois observar ao redor e alongar novamente. Essa pratica traz de volta o foco para o corpo e seus movimentos. Agindo desta forma, as consequências serão benéficas ao físico, mente e alma. Evitar implicar com as situações e pessoas, ser flexível, erradicar qualquer manifestação de irritação ou raiva e até o simples fato de pensar em algo mínimo que afeta o humor são hábitos que inibem o transtorno. Do contrário, atinge e afeta o cérebro, desencadeando uma reação de stress.

Outro gatilho para aliviar o transtorno é a meditação. De acordo com a psicoterapeuta Marilene, esta opção ajuda a direcionar pessoas ansiosas e inquietas ao equilíbrio, uma vez que, na prática, atua auxiliando a encontrar um modo tranquilo para resolver os problemas do cotidiano e situações adversas. Possui também papel terapêutico, pois ensina a prestar mais atenção às emoções e ao corpo, a lidar de forma diferenciada com o stress, a manter uma atitude mental positiva diante dos desafios e, também, promove profundo relaxamento, o qual é essencial para uma vida de qualidade.

Além dos hábitos alimentares saudáveis e da prática constante de atividade física – que são cientificamente comprovados como benéficos à saúde mental emocional –, outro gatilho para aliviar o transtorno é a meditação. De acordo com a psicoterapeuta Marilene, esta opção ajuda a direcionar pessoas ansiosas e inquietas ao equilíbrio, uma vez que, na prática, atua auxiliando a encontrar um modo tranquilo para resolver os problemas do cotidiano e situações adversas. Possui também papel terapêutico, pois ensina a prestar mais atenção às emoções e ao corpo, a lidar de forma diferenciada com o stress, a manter uma atitude mental positiva diante dos desafios e, também, promove profundo relaxamento, o qual é essencial para uma vida de qualidade.

Por isso, é bom ficar atento: o stress pode fazer você perder mais do que apenas um dente. O mais importante, no entanto, é mudar. Não mudar apenas os “hábitos”, a “rotina da ansiedade”, mas se propor a mudar a si mesmo, pois para vencer o stress é preciso, antes de mais nada, o esforço próprio.