quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Dicas e ideias para um Home Office funcional

De forma simples, básica e prática, o espaço de trabalho dentro de casa contribui para o desenvolvimento profissional

De acordo com uma pesquisa da SAP Consultoria em Recursos Humanos, 37% das empresas brasileiras já adotam o Home Office. E não é para menos já que esta modalidade tem se mostrado mais eficiente e que corresponde à realidade dos dias atuais. Afinal, o tempo perdido no trânsito das grandes cidades, os horários mais flexíveis e a economia com o transporte, já soam como uma boa atratividade para se adotar a prática. Por outro lado, é necessário ter responsabilidade e disciplina para manter a qualidade do trabalho.
Um fator que pode influenciar muito na produtividade é a própria decoração. Ter um espaço, que pode ser desde um pequeno escritório ou apenas um cantinho do quarto, auxilia no comprometimento e na eficiência. Então como deixar esse espaço funcional e não exagerar na decoração que pode atrapalhar o seu lado profissional? E é possível montar um Home Office gastando pouco?

“O primeiro passo é definir o estilo. Basicamente, tudo que precisa para montá-lo é um lugar fixo, que tenha tanto a luz natural como uma luminária de mesa e uma cadeira em que se possa ter apoio para os braços e para as costas. As mais indicadas, claro, são as de regulagem”, afirma Juliana Tais Fonseca,  designer de interiores. Muitas pessoas gostam de criar um ambiente totalmente diferente de um escritório convencional, mais alegre e descontraído, porém, a especialista alerta que a decoração deve ser mais clean, puxando para os tons pastéis ou neutros. As cores quentes e fortes podem (e devem) estar presentes em pequenos objetos que são utilizados no dia a dia, ou ainda um fundo colorido, porém discreto.

Isso não é  uma mera questão de decoração, de ser bonito ou não, elegante ou charmoso, luxuoso ou simples – não se esqueça que este será o seu local de trabalho onde tudo que você vê e sente impactarão nas suas atividades. “Sempre falamos em qualidade de vida reunindo design e funcionalidade, que sempre andam juntos para um ambiente bonito aonde o ocupante do espaço utilize sem prejudicar sua saúde ao longo do uso. Uma escolha errada na cor pode gerar agitação ou muita calma e não queremos dormir no nosso ambiente de trabalho ou ter estresse”, conclui.

Por exemplo, é essencial a luz natural durante o dia, por isso não adianta colocar persianas para tentar bloquear o reflexo que pode estar fazendo na tela do computador - o monitor simplesmente não deve estar virado para a janela. Estantes para guardar contratos e documentos são essenciais para a organização do espaço, inclusive é possível reaproveitar outros móveis da casa ou até mesmo usar materiais de demolição, cavaletes ou tampos, criando um projeto sustentável.  Apesar de você mesmo poder fazer o seu espaço, é de grande valia contar com uma ajuda profissional que orientará quanto a seus gostos pessoais, funcionalidade, conforto e ergonomia.

Veja abaixo algumas imagens para se inspirar:









*Contato: Juliana Tais Fonseca - julianatais_interiores@hotmail.com





Um comentário: