sexta-feira, 11 de novembro de 2016

ONG’s ganham plataforma gratuita para captação de recursos

Objetivo é levar mais aprendizados para melhorar gestão e o setor financeiro

ONG's poderão contar com apoio de nova plataforma 

As ONG’s estão espalhadas por diversas cidades do Brasil e assim como precisam da boa vontade de alguém para funcionar na prática, também depende da captação de recursos para sobreviver e dar valor ao seu propósito. Mas, infelizmente, isso não é uma tarefa fácil. Atualmente existem cerca de 300 mil ONG’s no país, mas dessas, somente 24% tem uma boa área de captação de recursos. 

Em 2015, de acordo com a pesquisa Doação Brasil feita pelo Instituto Arapyaú, os brasileiros doaram R$ 14 bilhões para as Instituições Não-Governamentais. Porém, no mesmo período, os EUA arrecadou um trilhão de dólares. Em outras, ainda temos muito caminho para andar. Em cima disso, uma nova plataforma online e gratuita, de apoio e fomento de projetos de captação de recursos, foi elaborada para ajudar as ONG’s. “É assim no mundo todo: o governo se financia com impostos, as empresas prestando serviços ou vendendo produtos, e as ONGs com doações de quem acredita nelas. Mas no Brasil estamos longe disso, e as próprias ONGs não se profissionalizaram a ponto de conseguir construir uma estratégia permanente de pedir doações”, afirma João Paulo Vergueiro, coordenador geral da Captamos. 

A Captamos (www.captamos.org.br) visa agregar conhecimento e troca de experiências para fortalecer estas organizações e seu financiamento. No site é possível ter acesso a notícias, infográficos, cursos rápidos e diversos outros conteúdos que apóiam as ONG’s em sua gestão, focada em sustentabilidade. Para divulgar a plataforma e aumentar o conhecimento dos administradores dos órgãos, Vergueiro conta que eles realizarão eventos pontuais, nomeada de “Rodas de Conversa: Quais os desafios e soluções em Captação de Recursos das ONGs?”.

 “Nosso objetivo é o de oferecer ferramentas, conhecimento e capacitação para que os gestores das ONGs e seus captadores tenham condições de aprender e desenvolver sua capacidade de buscar as doações e se conectar com as pessoas que vão financiar os trabalhos e o impacto delas", finaliza. 

Os eventos são gratuitos e voltados para o público em geral. Anote na agenda: 

17 de novembro, quinta-feira, às 15h, em Belém, PA
18 de novembro, sexta-feira, às 10h, em Manaus, AM
24 de novembro, quinta-feira, às 17h, em Belo Horizonte, MG
25 de novembro, sexta-feira, às 10h, em Brasília, DF
Inscrições e outras informações: http://captamos.org.br/news/2761/captamos-promove-rodas-de-conversa-sobre-sustentabilidade-das-ongs -  ou pelo telefone (11) 3042-9693.

0 comentários:

Postar um comentário